terça-feira, 4 de novembro de 2014

Acompanhe uma relação de possíveis temas para a redação do ENEM 2014.

Não é possível adivinhar qual será o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2014, mas sabendo que o exame propõe por tradição temas de relevância nacional e que incitam o aluno a desenvolver uma solução de acordo com os direitos humanos é possível reunir algumas opções. A seguir, confira 17 temas que podem cair na redação do ENEM 2014  e comece a treinar desde já.

01. PAPEL DA MULHER NO SÉCULO XXI. papel da mulher no século XXI é um tema social que tem grande destaque na mídia e, portanto, é a aposta para tema de redação não só do ENEM como também de outros vestibulares.

02. MANIFESTAÇÕES DURANTE O MUNDIAL. O mundo parou para assistir ao Mundial, porém muitos brasileiros continuaram tomando as ruas para protestar contra a realização do evento.

03. OS 50 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 64. A democracia é recente no Brasil. O ENEM pode tratar a sua consolidação como tema da redação. O Golpe Militar de 1964 cessou muitos dos direitos humanos.

04. ÉTICA DENTRO E FOR DE CAMPO. Outro assunto relacionado ao Mundial é a questão da ética dentro e fora do campo, desde a mordida do jogador Suárez até a compra de ingressos reservados aos deficientes físicos.

05. OS JUSTICEIROS. Este ano, observamos muitos casos de pessoas que tentaram fazer justiça com as próprias mãos e agiram de forma violenta, causando até mesmo o assassinato de pessoas em prol dos seus próprios valores. Até que ponto a justiça brasileira falha e onde acaba o direito de uma pessoa de tomar esse exercício para si?

06. DIRETAS JÁ. O movimentos das Diretas Já, consideradas uma das maiores manifestações populares do País, completa 30 anos. Novamente a questão da democracia é abordada, porém desta vez na vertente da redemocratização do Brasil.

07. PATRIOTISMO. O verde e amarelo caracterizaram, ainda, mais o País durante o Mundial, com bandeiras penduradas nos retrovisores de carros e janelas de casas.

08. COBERTURA DO MUNDIAL PELA MÍDIA. O Mundial foi abordado sob diferentes aspectos pela mídia. É interessante que o estudante analise se a imprensa priorizou os jogos, as manifestações ou os estrangeiros que vieram conhecer o País, bem como se foi adotada uma postura ética.

09. REDES SOCIAIS X DIREITOS HUMANOS. Uma discussão que poderia ser levantada na redação é a questão da privacidade e os limites que englobam as redes sociais com foco nos Direitos Humanos.

10. O FUTEBOL. tema futebol parece óbvio, mas a verdade é que o esporte pode ser analisado de diversas formas, partindo da sua função durante períodos ditatoriais e passando pelo desrespeito que acontece nos campos.

11. LEGADO DO MUNDIAL. O que vai restar do Mundial? Como vai ficar a economia brasileira? A reflexão e análise de dados ligados aos jogos podem ser cobradas... Benefícios e prejuízos.

12. PLANO REAL. Plano Real, estratégia adotada pelo governo em a fim de controlar a hiperinflação econômica que o país vivia, completa 20 anos em 2014.

13. RACISMO. O racismo na sociedade brasileira é uma grande aposta. Vivemos em uma democracia racial que é uma grande falácia, e isso pode aparecer com alguma alusão ao sistema de cotas. Além disso, o racismo nos campos de futebol pode ser apontado após o episódio sofrido pelo jogador Daniel Alves, que foi atingido por uma banana em uma partida.

14. LIMITES DO HUMOR NAS REDES SOCIAIS. Após a derrota do Brasil pela Alemanha no Mundial, muitas piadas surgiram nas redes sociais utilizando até mesmo o ditador Adolf Hitler. Esse tipo de piada pode ser considerada ofensiva devido aos horrores acontecidos no Holocausto.

15. ESCASSEZ DE ÁGUA. A escassez de água enfrentada pelo País é um dos temas mais preocupantes, e o exame pode esperar que o candidato relacione o meio ambiente com as políticas públicas que pensem no bem estar do cidadão.

16. CAMPANHAS DE VACINAÇÃO. Recentemente, foram lançadas Campanhas de Vacinação para meninas de 13 anos contra o HPV. Essas vacinas geraram problemas envolvendo o preconceito que existe sobre as campanhas de prevenção e a sexualidade em si.

17. O BRASIL DIANTE DOS ESTRANGEIROS. Como o Brasil se mostrou para os diversos estrangeiros que vieram acompanhar o Mundial e, afinal, qual é a cara do Brasil?

0 comentários:

Postar um comentário