quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ADEL realiza 1ª Seqüência do PEJR

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local - ADEL inaugura o Programa Empreendedorismo do Jovem Rural - PEJR 2012, entre os dias 13 e 17 de Fevereiro. Uma vez que o PEJR é financiado pelo Instituto Souza Cruz, com apoio das Prefeituras Municipais de Tejuçuoca, Apuiarés e General Sampaio, através das Secretarias de Agricultura.

As atividades iniciaram na segunda-feira (13), às 8h00min, na Comunidade de Cipó, Pentecoste, com a aula inaugural. Pelo qual foi apresentado o Calendário de Atividades do Programa e assinado o Termo de Compromisso pelos pais dos jovens. Nesta 1ª Sequência, os jovens além de se conhecerem melhor e trocarem experiências entre si, vão conhecer um pouco mais sobre o contexto da juventude no cenário nacional e sua relação com o protagonismo juvenil, empreendedorismo rural e agricultura familiar, além de começarem a elaborar seus projetos de vida.

O PEJR trabalha com a Pedagogia da Alternância, os jovens alternam a formação entre o meio vivencial e o Centro de Formação, onde participam de uma semana de estudos, chamada de Sequência. Este ano, a turma terá de 15 sequências, viagens de intercâmbio, visitas às famílias, participação em eventos e muito mais.

Segundo o jovem Maílson Bezerra, Agente de Desenvolvimento Rural - ADR que fez parte da turma anterior do PEJR e, atualmente, desenvolve um projeto na área de caprino leiteiro, "o PEJR é uma oportunidade para os jovens conhecer outras experiências, sua própria comunidade e desenvolver seu meio vivencial. O PEJR foi muito importante para mim, se pudesse participava de novo; pois, o Programa acrescentou muito para minha vida, não só profissional, mas, principalmente, pessoal; aprendi a valorizar minha comunidade e a respeitar a opinião das outras pessoas", acrescenta ele.

Estavam presentes: Componentes da Equipe ADEL, a Assessora de Projetos do Instituto Souza Cruz, Aline Loureiro; os ADR's Mailson Bezerra, Tiago Sousa e Camila Cardoso; Secretários de Tejuçuoca, Paulo César , de Apuiarés, Júnior Barroso e o Representante de General Sampaio, César Ameida.

0 comentários:

Postar um comentário